sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Entrevista ao Diario de Noticias durante as gravações de "Doce fugitiva"

Nesta reportagem Rodrigo Menezes fala da caraterização da sua personagem e como ela, o faz vestir o papel de Leonardo Noronha. A reportagem é datada de 02 de Setembro de 2006.
                                 
    

Vontade e retoques disfarçam cansaço


As solas dos sapatos e as rodas das câmaras trilham o chão da sala dos Noronha, assumem as posições indicadas pelo esquema de trabalhos do dia. Natália enfurece-se ao perceber que Estrelinha foi às compras com António, fica chocada com as roupas que eles compraram. Leonardo vê Estrela e Natália a discutirem e reage, acrescentando uma nota de emoção às cenas da Doce Fugitiva agendadas no plano. Dia após dia, enquanto durarem as gravações da novela, os estúdios de Frielas acomodam-se às necessidades das equipas da Fealmar e da TVI.
"Finalmente vou deixar de ser senegalesa", informa Rita Pereira quando chega à sala de actores, num intervalo entre filmagens. Expansiva depois de ter tido que controlar os seus impulsos naturais frente às câmaras, o sorriso a disfarçar o cansaço acumulado em 12 horas de trabalho, ela rouba uma bolacha destinada aos actores e fala em velocidade aos jornalistas antes de voltar à cena.
"Continuo à espera de saber qual será o próximo disfarce. A novela é muito rica no que diz respeito ao meu papel, todos os dias leio que vou ser uma coisa nova para lá da personalidade da Estrelinha... e estou ansiosa", revela a actriz, orgulhosa com a oportunidade que lhe foi dada. Satisfeita, sobretudo, por estar prestes a largar a "hora e meia de pinturas pretas, muito chata", que lhe desidratava a pele e a forçava a estar sempre a ser retocada - quando a regra são "os retoques de quatro em quatro cenas". Tudo em nome da consistência do enredo e dos figurinos.
Rodrigo Menezes concorda: "Não me sinto entusiasmado com este cabelo e esta imagem. Mas também não me preocupo muito com isso", confessa o actor, reafirmando a confiança nas pessoas a quem cabe olhar por esses pormenores. "São os ossos do ofício", considera. Acima de tudo, vê a composição como parte do trabalho de construção do Leonardo, "quando visto o fato e a gravata a minha atitude muda".
Na sala ao lado, as responsáveis do guarda-roupa - Sandra Oliveira, Isabel Ribeiro, Susana Rodrigues e Sofia Caniceira - atentam aos pormenores das personagens que entram e saem, decididas a colar a ficção às caras que o público se habituou a ver ao início da noite. Mudam a roupa e os adereços, ajeitam aventais e golas, escolhem os sapatos. O toque final nos penteados e maquilhagem cabe depois, respectivamente, a Nuno Gomes e Sónia Lisboa, que fixam as combinações certas de cor e estilo para compor, sem falhas, o elenco destacado para as gravações seguintes: a protagonista, Rita Pereira, a empregada Natália (Maria João Luís), Leo e Júlia (Rodrigo Menezes e Inês Castel-Branco), os jovens António e Mafalda (Bernardo Henriques e Mariana Monteiro).
Enquadramento ao pormenor
O décor mudou. A sala é agora biblioteca, a acção persiste no estúdio. E actores e técnicos não desarmam na etapa final, apostados em fazer "um bom produto". Após ter liderado audiências logo no dia da estreia (mais de 1,7 milhões de espectadores e 42,5% de quota de mercado), Doce Fugitiva encabeça o top dos dez programas mais vistos diariamente.

Fonte: Diario de Noticias, Artigo de Ana Pago

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